Simpósios
O Parent in Science tem organizado simpósios sobre maternidade e ciência como forma de engajar a comunidade científica na discussão das questões relativas à parentalidade na ciência brasileira. Já foram realizados três Simpósios Brasileiros sobre Maternidade e Ciência, nos anos de 2018, 2019 e 2021.
No I Simpósio Brasileiro sobre Maternidade e Ciência: presente e futuro nas instituições de pesquisa foram divulgados os resultados do primeiro levantamento do Parent in Science junto à comunidade acadêmica. O evento contou com mais de 100 participantes de todo o Brasil e de variadas áreas de pesquisa, além de 20 palestrantes nacionais e internacionais divididos em 10 palestras e mesas redondas.
Disponibilizamos durante todo o evento o serviço de recreação infantil, permitindo que a necessidade de cuidado parental não fosse um empecilho para o envolvimento materno nas discussões. O I Simpósio Brasileiro sobre Maternidade e Ciência foi um marco na luta pelas conquistas relacionadas à parentalidade e carreira científica em nosso país. O Simpósio teve apoio do Instituto Serrapilheira, Eppendorf e Programa L'Oréal-UNESCO-ABC "For Women in Science". As palestras do I Simpósio Brasileiro sobre Maternidade e Ciência estão disponíveis em nosso canal do YouTube:
Em 2019 realizamos o II Simpósio Brasileiro sobre Maternidade e Ciência: avanços nas instituições de pesquisa brasileiras, com a presença de 151 participantes de todo o país e 18 palestrantes. O evento também contou com recreação infantil. Patrocinaram o II Simpósio: Instituto Serrapilheira, Eppendorf, Programa L'Oréal-UNESCO-ABC "For Women in Science", Elsevier Latin America e Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS).
As palestras do II Simpósio podem ser conferidas na íntegra em nosso canal do Youtube:
Devido à pandemia de Covid-19 iniciada em 2020, O III Simpósio Brasileiro sobre Maternidade e Ciência: parentalidades plurais, o evento aprofundou o debate sobre a carreira acadêmica e as intersecções entre gênero, raça/etnia, sexualidade e parentalidade de filhos com deficiência. Uma novidade do III Simpósio foi a apresentação de vídeo-pôsteres, que podem ser conferidos em: